MENU
Lá em 2013, num bar em Belo Horizonte, nosso co-fundador Bruno Paraizo conversava com um amigo sobre métodos de produção de cervejas artesanais. Durante a conversa surge a indagação de que, exceto a cachaça, não havia incentivo algum em se produzir destilados de qualidade no Brasil. Inspirado por uma paixão que nasceu antes, em 2007, enquanto ele vivia em Dublin (muito perto da Jameson Whiskey diga-se de passagem), Bruno passou a madrugada inteira pesquisando sobre aquilo que o levaria por um caminho de longos anos. Mas naquela madrugada de 2013 ele não estava sozinho: ele sempre se lembrava, com saudosismo de um aroma especial, pois segundo ele “o cheiro de uma destilaria jamais sai da memória de quem a visita”. Esse aroma vem de suas incursões por destilarias na Inglaterra, Escócia e Irlanda, algo que sempre o fascinou.
COM A
PERSISTÊNCIA...
Bruno estava determinado: iria criar sua própria destilaria. Da madrugada em diante, foram anos de estudo para desenvolver não apenas uma indústria que fabricava gins, mas sim, uma experiência única. De seus esboços de projeto, um deles se destacou, o modelo "Small Batch Distillery" que já vinha ganhando força nos EUA e Canadá. Porém, no Brasil não existia nenhum estudo sobre destilados e muito menos sobre equipamentos necessários, o que o levou a fazer cursos em produção de cachaças na tentativa de entender sobre as possibilidades. Já em 2015 de volta ao sul de Minas, na cidade de Boa Esperança, Bruno apresenta para o amigo Jorge Chaves um protótipo de vodka e Jorge, nosso outro co-fundador, também se apaixona com a ideia e em uma semana selam a parceria de um sonho em comum.
Do encontro da coragem com o Pioneirismo
Era um projeto inovador no Brasil pois se tratava de um equipamento híbrido com destilação de refluxo. Um equipamento capaz de produzir todos os tipos de destilados com qualidade Super Premium. "Com muito orgulho podemos dizer que o esforço valeu a pena, pois nosso destilador foi primeiro exemplar produzido em toda América Latina". O projeto permitiu a evolução do fabricante, que em seguida deu início a uma série de produções de destiladores menores e mais simples destinados para ''Gin'' possibilitando o mercado nacional a ganhar força nesse segmento.
Do encontro da amizade com o trabalho
Agora juntos, os fundadores criam o conceito de ''Destilaria Boutique'' onde a produção será pequena, com lotes controlados e garrafas assinadas à mão, uma a uma. “Gin não é algo difícil de se fazer, experiência sim”. Eles estudaram os processos de destilarias artesanais norte americanas e europeias, contrataram um engenheiro, desenvolveram seu próprio projeto de destilador e junto a um fabricante de alambiques, já em 2016, iniciaram a construção do equipamento.
Do encontro com aquilo que se cumpriu
Em 2016 a Lùdika Destilaria é oficialmente aberta. Após 1 ano de muito trabalho, nosso destilador chega à fazenda, é montado e inicia-se o tão sonhado período de testes. Por fim, já em 2017 após inúmeros ajustes o coração da destilaria começa a bater forte. Após meses e dezenas de testes os gins são finalizados e apresentados ao mercado.